A Rizotomia Percutânea por Radiofrequência é um procedimento minimamente invasivo para tratamento de dores da coluna vertebral, na qual não são feitos cortes, apenas introduzidas agulhas para realizar o procedimento.
Está indicado para pessoas de qualquer idade com dores lombares ou cervicais , em que a origem da dor seja as articulações facetárias da coluna vertebral.
O procedimento consiste na colocação da ponta da agulha na articulação, o que é feito através de radiografia intraoperatória.
Não é necessário uso de anestesia geral, apenas uma sedação leve e anestesia local. –
Depois de posicionado a agulha, é colocado um eletrodo através da agulha que vai fazer a radiofrequência. Ele causa uma alteração térmica na região desejada, o que acaba com a sensação dolorosa que venha daquele local.
O paciente recebe alta no mesmo dia e pode retornar às suas atividades normalmente em poucos dias.
A duração média do efeito de analgesia da radiofrequência é de 1 a 2 anos, podendo ser realizado novamente se necessário.
O procedimento não é novo, porém só a partir de janeiro de 2014 é que foi autorizado pela ANS – Agência Nacional de Saúde, para ter cobertura pelos planos de saúde e convênios médicos.